segunda-feira, 2 de maio de 2016

Douro Granfondo 2016


Foi a 2.ª Edição da prova e a minha segunda presença e se no ano anterior choveu copiosamente nesta edição a meteorologia foi perfeita e reuniram-se as condições ideais para uma excelente prova. Se existe um local de eleição para andar de bicicleta, seja em treino ou competição, o meu é aqui..se há de facto alguma terra a que sentimos pertencer...a minha é esta.

A minha prova começou, como certamente a de todos os atletas, dias antes com a revisão às bikes, "checklist" de tudo o que se deve levar, estudo de altimetria, carregar "tracks" do percurso etc..etc...etc..

Diligentemente (achei eu) meti a bike numa conhecida loja/oficina para lhe fazer a revisão e quando a fui buscar fiquei alarmado com o que me disseram...tens de trocar a transmissão com urgência, cassete e corrente...é urgente! Dilema...trocar componentes antes da prova ou arriscar? Não arrisquei e comprei cassete e corrente nova e no Sábado de tarde la meti a cassete sem nenhum problema. Mas a corrente essa não me quis ajudar nunca. Metida a corrente e os pinos que coloquei para ligar os elos simplesmente não se partiam, 3 ferramentas depois, alicates partidos e pedidos de ajuda (obrigado ao Rodrigo e à Monika que inverteram a viagem deles para o Douro para me vir ajudar) e ainda chateei o Jorge (mecânico) para tentar solucionar o problema (elos rápidos, pinos enfim nada parecia por a corrente como deve ser) mas às 21h00 da noite de Sábado finalmente parecia ter tudo pronto.

Malas à pressa e la consegui ter tudo pronto a tempo de ir dormir umas horas para as 6h00 sair em direcção à Régua.

Estava inscrito no percurso mais longo de 160km e 3200m de subida total, com o Dorsal 453 no meio de 3000 atletas.




Todos reunidos à partida la se tirou a foto da praxe.




Tiro de partida!
https://www.facebook.com/Dourogranfondo1/videos/967245146723780/

Duzentos metros depois da partida e ainda em velocidade controlada pelo carro da organização e a minha corrente parte, caiu da bicicleta e ficou no meio da estrada....tive de esperar que os 3000 atletas passassem para a apanhar no meio da estrada. Já com ela na mão comecei a pé a fazer o percurso em sentido contrário à espera que um apoio mecânico me pudesse ajudar...

Ouvi umas 1000 vezes..."que azar... a corrente!" e outras mil  "olha este já foi"

Caminhei com a bicicleta e corrente na mão os 200 metros de regresso à partida e já na rotunda levantei a corrente (momento apanhado pelo fotografo)...



primeiro parou o carro de apoio da Shimano que me ofereceu uma bike de substituição que recusei na esperança de que um mecânico pudesse por a minha bike em condições. E assim foi, pouco depois parou o apoio mecânico e do carro sai o mecânico, Joaquim Carvalho um tipo vivo, de cigarro no canto da boca e boné ao contrário, que meteu as mãos na bike com tal facilidade que 45 segundos depois estava pronta...Mas não fez apenas isso, o Joaquim deu animo a um tipo que estava frustrado, chateado e desiludido. Eram 9h21, o pelotao tinha partido há 20 minutos!!! Vi na minha mente a reedição da minha odisseia na Águeda Spring Classic...prova estragada e eu no fim do pelotão com 20min de atraso mas fiz da raiva força de tal forma que cerrei os dentes e arranquei dali a dar tudo o que tinha para apanhar de novo a prova...

Estavam na minha frente 3000 atletas e de pouco serve relatar em detalhe como foi o meu esforço de roda em roda, a gerir as  forças intervalando períodos de esforço máximo e descanso na roda de um grupo até recuperar o pulso e saltar para outro, durante quase 6h a uma média final de 27,3km/h mas principalmente a um ritmo cardíaco médio final de 166 bpm dos quais 1h30 acima dos 178 bpm´s de pulso. Quem acompanha estas coisas e sabe interpretar estes dados que estou para aqui a escrever...percebeu agora melhor como foi a minha prova...65% do tempo no "redline" literalmente.


Dos 716 atletas que fizeram a mesma distancia de 160km que eu fiz, apanhei 575 e terminei assim no lugar 187 da geral e 50º do meu escalão (40 aos 50 anos).




 As pernas e o coração nunca me faltaram apesar do enorme esforço que lhes pedi, nunca me faltou também o apoio daqueles que me conhecem e me viram a recuperar lugares, além da minha equipa Porto Cycling Team de referir o Paulo Barbosa, Ricardo Ferraz, Zé Botelho, Pedro Baptista e tantos outros com quem já me cruzei em treinos e outras provas ou que por alguma razão me conheceram ou sabiam o que me tinha acontecido quer porque a palavra passa rápido quer por me tinham visto com 200 m de prova a pé com a corrente na mão.




Entretanto e quando me cruzei em prova com o Zé Botelho estava longe de saber que a nossa curta troca de palavras e a minha subida do Rio Torto até à Pesqueira (Baptizado Muro do Cadão) estava a ser por ele filmada...assim com autorização do próprio aqui fica....

https://www.facebook.com/jalexandre.botelho/videos/1059588034079607/

É também justo agradecer à organização da prova, que me permitiu e apesar do meu azar, continuar e fazer a prova que fiz o que só foi possível fazer-se com uma organização bem montada e bem oleada por trás. Com pontos de hidratação e alimentação em locais estratégicos (no topo de cada uma das grande subidas e que distavam não mais do que 30km uns dos outros) o que foi determinante na gestão do esforço e das necessidades de água e alimento que um esforço destes implica. Mas não foi só, enquanto seguia sozinho um carro da organização perguntou-me se estava tudo bem e se precisava de alguma coisa...não precisava...mas esta atenção e cuidado faz a diferença em quem vai em esforço e pagou um serviço. Mas não foi só, percurso muito bem sinalizado e muita atenção aos detalhes como seja, placas de altimetria e constante presença de pessoas a apoiar os atletas nos pontos mais difíceis do percurso. E só quem anda nisto do ciclismo sabe a diferença que isso faz...

A organização soube sempre colocar-se na pele do ciclista, das dificuldades que tem por ultrapassar e das necessidades e esforço de quem vai em cima daquela bicicleta. Assim, justos parabéns aos organizadores pela forma como prepararam a prova e pela experiência que proporcionaram a quem participou. Ficam sem duvida com uma enorme responsabilidade para os outros eventos que também organizam como colocam a fasquia bem alta para outras organizações o que, para mim participante, é o que realmente importa.

Ponto menos positivo...apenas uma nota para uma situação que se vê nestas provas e com o qual não consigo concordar, a possibilidade de lojas de bicicletas exteriores à organização montarem as suas tendinhas promocionais  na beira de estrada e assim seleccionarem a quem dão apoio e a quem viram as costas. Se por um lado é legitimo que se apoie os seus clientes não é menos verdade que ali estão porque há uma prova de ciclismo com uma organização por trás e sem a qual não estariam ali a apoiar e necessariamente a angariar clientes. Na verdade acho caricata a situação porque para apoiar 30 ou 40 perdem 2000 que são todos aqueles a quem viraram costas no momento em que lhes pediam água e portanto não é só caricato é mesmo idiota ou, na minha perspectiva, mau marketing. Mas enfim apenas um detalhe insignificante que não mancha em nada o trabalho dos organizadores.

Por fim, um abraço ao Paulo Andrade dorsal 192 a quem apanhei ja depois do Pinhão e que, sem nos conhecer-mos e de puro improviso, tanto me ajudou no regresso, trabalhamos imenso em conjunto o que nos permitiu fazer uma média do Pinhão à Régua de 38km/h e já com 130 ou 140km nas pernas e já todo o acumulado feito. Melhor roda não podia encontrar naquele momento. Obrigado Paulo.

Aqui estamos nós



Em resumo e concluindo!

Fiz a prova da minha vida, sem resultado visível numa classificação mas sofrido na pele e nas pernas, novamente uma longa luta contra o azar que uma vez mais caiu sobre mim mas que voltou a não ser tão persistente e determinado quanto eu...foram pernas movidas a raiva as que me levaram até à meta! Da próxima vez em vez de levar a bike ao mecânico vou pensar em ir eu à bruxa.

Cheguei assim, esgotado...



Fica aqui o registo da minha prova https://www.strava.com/activities/562058340 e julgo que vale a pena ver o "flyby" http://labs.strava.com/flyby/viewer/#562058340?c=ebpbpzzz&z=4&t=1N9RSk que mostra bem a minha manha deste Domingo.

Parabéns a todos os que participaram e obrigado pelo apoio durante a prova.

Até breve

Rui Miguel Abrantes











11 comentários:

  1. Não deve ter sido nada fácil ver a corrente no chão e não poder ir apanhá-la enquanto aquela catrafrada de ciclistas não passassem quase todos... Mas não te faltou determinação! 1grd abraço.

    ResponderEliminar
  2. Grande abraço amigo. Esse azar vai ter de ir embora. Agora é levantar a cabeça e siga ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Guilherme. Aguardamos os dois a nossa vez mas ela chegará. Tarda mais não falha. Parabéns pela prova és uma máquina. Abraço

      Eliminar
  3. Espero que não haja próxima, mas se o destino assim o ditar, ao passar por ti cedo-te a minha bike, com a certeza, porém, de que não ias querer devolve-la ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, não sei de que bike se trata mas estou certo que era devolvida embora com mais uns km's valentes em cima :)

      Eliminar
  4. Grande... Depois do azar, fazer a prova que fez!... Não fosse esse azar a nao teriamos andado juntos, mas seria bom ver como teria sido se tudo tivesse corrido bem desde o inicio.
    Foi um prazer pedalar consigo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Mais uma aventura Rui, no fundo estas são as que mais valem, se fizesses um GF normal, sem percalços, eras capaz de ter chegado 20 ou 30 minutos mais cedo, provavelmente, tendo em conta o que escreveste anteriormente, isso não significaria grande coisa. Da forma que foi acabaste por viver uma manhã única que ficará na tua memória. O teu blog e a tua experiência vão-se tornando uma referência. Abraço.
    André Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente verdade André. Seria apenas mais uma prova...mas já agora também já tenho saudades de "apenas" uma prova sem percalços mecânicos...em que só as pernas contam! :D Abraço amigo

      Eliminar
  6. Parabéns, excelente prova, esta perto de si quando partiu a corrente, tinha saído da mesma box, eu era o dorsal 465...
    Quero dar-lhe os parabéns pelo grande esforço que fez, chegou apenas 4 posições depois de mim, eu fiz 183 da geral, contudo eu não estive 20 minutos parado na partida. Sem duvida um dia memorável, apesar de começar mal,fez uma recuperação magnifica e é essas coisas que nos tornam fortes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rui

      ...se era para ser memorável...foi mesmo :)

      Abraço

      Eliminar